terça-feira, 24 de novembro de 2009

Prisioneiro de Askaban



Um ar mais sombrio para o terceiro filme da série

A alteração do diretor do filme apresenta um cara nova ao longa. Enquanto os dois filmes anteriores constituíam-se numa verdadeira transcrição do livro da autora J. K. Rowling, o terceiro filme da série, Harry Potter e o prisioneiro de Askaban, apresenta uma nova proposta, uma adaptação do livro. A mudança é visível, seja no maior destaque dirigido ao trio formado por Harry, Rony e Hermione, no figurino dos personagens, na forma de apresentação dos efeitos especias na inclusão de elementos inexistentes no livro, entre outros. O momento tão esperado pelo público também chega nessa terceira produção: os garotos começam a aplicar os feitiços aprendidos em Hogwarts.

Sinopse

O ano escolar em Hogwarts começa com uma notícia bombástica. O perigoso assassino Sirius Black, condenado pela participação na morte dos pais de Harry Potter, fugiu da prisão de Azkaban, famosa por nunca ter sofrido uma fuga até então. Espalha-se entre a escola a suspeita de que o bruxo foragido tem uma única missão: matar Harry Potter. Para garantir a segurança da escola, são enviados dementadores, estranhas figuras que enves de estabelecerem a ordem, mostram-se perigosos e cruéis. Harry Potter e seus fiéis amigos, Rony e Hermione, ingressaram em mais uma jornada, mais assustadora e eletrizante.

Curiosidades

O diretor Chris Columbus resolveu se afastar em razão do desgaste ocasionado pelas filmagens anteriores, assumindo o diretor mexicano Alfonso Cuarón.

A criação definitiva do visual dos dementadores levou cerca de 6 meses para ficar pronta.

O orçamento do filme em relação ao anterior, Harry Potter e a Câmara Secreta, subiu para 130 milhões de dólares.

Para conhecer melhor os três atores principais, o diretor Cuarón pediu que cada um deles escrevesse uma redação em primeira pessoa sobre seus personagens. Emma Watson (Hermione) escreveu 16 páginas, Daniel Radcliffe (Harry) escreveu apenas uma página e Rupert Grint (Ronald Weasley) esqueceu de fazer a redação.

Prêmios e Indicações

Duas indicações ao Oscar nas categorias: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora.

Quatro indicações ao BAFTA nas categorias: Melhor Filme Britânico, Melhor Maquiagem, Melhor Efeitos Especiais e Melhor Desenho de Produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário