A série toma um novo rumo com a presença do novo diretor Mike Newell assumindo uma linha intermedeária em relação aos outros diretores. Embora em muito se aproxime de Alfonso Cuarón, procura não desagradar os fãs dos livros, mantendo-se mais fiel a ele. O desenrolar da história mostra-se muito mais sombrio e assastador do que nos outros filmes, mas para o alivio do público, após cada cena de suspense sempre surge um momento de descontração. Um dos pontos de maior destaque é o desabrochar do amor de Harry e o primeiro contato com a morte.
Sinopse
Antes do início das aulas em Hogwarts, Harry Potter vai com a família Weasley para a Copa Mundial de Quadribol. Ao final da competição, o clima de tranquilidade e alegria é substituído pelo desespero e terror, em decorrência da aparição dos Comensais da Morte, seguidores do Voldemort e do surgimento de uma marca negra no céu, símbolo do Bruxo do Mal, que não aparecia há anos. Ao chegar na escola, Harry sente-se em segurância sob a proteção de Dumbledore, mas ele não faz a menor ideia do perigo que ainda está por vir. Misteriosamente, seu nome é colocado no cálice de fogo e assim, selecionado para participar de um Torneio Tribuxo, uma competição internacional entre os alunos mais experientes de várias escolas de magia. Embora Harry aindsa tenha 14 anos, não poderá deixar de participar da competição, tendo que enfrentar situações perigosas e assustadoras para um garoto da sua idade.
Curiosidades
O orçamento do filme foi o mesmo do anterior, Harry Potter e o Prisinoeiro de Askaban, 130 milhões de dólares.
A Warner queria dividir o quarto livro da série Harry Potter em dois filmes, mas o diretor britânico Mike Newell prefiriu subitrair algumas cenas e fazer um único filme.
Em quantos os filmes anteriores apresentavam censura livre, Harry Potter e o Cálice de Fogo aparece com censura de 13 anos nos E.U.A.
Prêmios e Indicações
Oscar: indicação na categoria Melhor Direção de Arte.
Três indicações ao BAFTA nas categorias: Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Desenho de Produção, sendo que nesta última categoria levou o prêmio.
Três indicações ao MTV Movie Awards nas categorias: Melhor Heroi (Daniel Radcliffe), Melhor Vilão (Ralph Fiennes), e Melhor Equipe (Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint)
Nenhum comentário:
Postar um comentário